Última plenária do OPP nas comunidades acontece na zona rural de Guarabira

OPP Tananduba02Moradores da região de Tananduba puderam opinar sobre como será investido o dinheiro público em 2014

A última plenária do Orçamento Popular Participativo da Prefeitura de Guarabira nas comunidades ocorreu na tarde desta terça-feira (11) na Escola Municipal Joventina Maria Pontes. Participaram da reunião moradores das localidades de Tananduba, Passassunga, Itamatay e Quaty que puderam ser ouvidos e estabeleceram diálogo direto com a gestão.

Entre os pedidos dos moradores destacaram-se melhorias para as estradas, o que segundo eles, levará mais qualidade no transporte da produção agrícola, no atendimento da saúde, e na qualidade da educação e de vida das pessoas que residem no perímetro rural do município.

Outra justa reivindicação apresentada por populares foi a inserção, por meio da secretaria de educação, de um computador com acesso à internet nas escolas das comunidades de Passassunga e Tananduba, fazendo com que os alunos possam fazer pesquisas para a realização de trabalhos escolares sem a necessidade de se deslocar até a zona urbana. O secretário Raimundo Macedo que participou da plenária disse que ainda esta semana se reunirá com técnicos para estudar a viabilidade de acesso ao provedor de internet. “Se houver possibilidade técnica, estaremos colocando computador com acesso à internet nas escolas”, disse.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca Marcelo Bandeira anotou todas as reivindicações dos populares, disse que está lutando juntamente com o prefeito Zenóbio para resolver problemas que persistem sem solução ao longo dos anos como a precariedade das estradas e o abastecimento d’água, ressaltando ainda que a atual administração tem de fato se preocupado com a zona rural. “Serviços como abastecimento d’água através de carros pipa, o corte de terra e a recuperação de açudes e barreiros estão ajudando muito todas as comunidades rurais”, disse.

Na oportunidade foram escolhidos de forma democrática dois representantes que participarão do Conselho do Orçamento, ficando a cargo de Zico Xavier Barbosa e Elizabete Mota Leal, titular e suplente respectivamente, que levarão as reivindicações das comunidades de Passassunga e Tananduba na plenária geral do Orçamento Participativo.

Além de um grande número de populares, participaram da plenária do OPP em Tananduba os Secretários de Administração (Márcia Amaral), Agricultura e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Marcelo Bandeira), Ação Social (Elias Asfora) e Educação (Raimundo Macedo).

De acordo com a secretária Márcia Amaral, após os festejos juninos acontecerá a Plenária Geral do OPP 2013, com a presença de Entidades da Sociedade Civil, delegados eleitos nas plenárias, secretários da administração e o prefeito Zenóbio Toscano, onde serão debatidas as peças orçamentárias para o ano de 2014.

Outras Notícias