Zenóbio e Léa participam de sessão especial para inclusão da região de Guarabira no semiárido

DSCF2468Sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado foi propositura do deputado Frei Anastácio

O prefeito Zenóbio Toscano e a primeira dama e deputada Léa Toscano e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca de Guarabira, Marcelo Bandeira, participaram na manhã desta sexta-feira (16) da sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado que teve como intenção discutir a inserção da Mesorregião do Agreste Paraibano, incluindo a microrregião do brejo e de Guarabira, no semiárido paraibano.

A sessão foi uma proposta do deputado Frei Anastácio (PT) e contou com a participação do vice-governador Rômulo Gouveia, e dos deputados Anísio Maia (PT), Raniery Paulino (PMDB), Ivaldo Morais (PMDB). Assim como de diversas entidades municipais, estaduais e representações federais a exemplo de prefeitos e vereadores da região, Fetag, UFPB, UFCG, INCRA, MDA, Articulação do Semiárido (ASA), Polo Sindical da Borborema, entidades religiosas e de classe, além de muitos trabalhadores rurais, representantes do Banco do Nordeste e do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

Com a inserção da microrregião de Guarabira no semiárido, 21 municípios poderão ter maiores benefícios e incentivos perante o Governo Federal. Porém, a região não foi contemplada através da Portaria Nº 89 do Ministério da Integração Nacional de 19 de março de 2005, apesar de ter todas as características, critérios e estudos que apontam também ser classificada como semiárido.

DSCF2456Durante seu pronunciamento o prefeito Zenóbio Toscano ressaltou que apenas uma grande articulação política será capaz de proporcionar a alteração das atuais delimitações do semiárido, e que o ano de 2014 será uma boa oportunidade para que isso aconteça.

“Só veremos algo de concreto com relação à inclusão da região de Guarabira no semiárido nordestino se houver uma mobilização da classe política” frisou o gestor.

A plenária especial da ALPB ocorreu na Câmara Municipal de Guarabira.