Zenóbio inaugura ampliação da Unidade de Saúde Dr. João Soares, no Bairro Santa Terezinha

O prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano deu por inaugurado, na manhã dessa quarta-feira (10/9), a ampliação da Unidade de Saúde da Família Dr. João Soares, localizado no Bairro Santa Terezinha. A ação é fruto de uma parceira entre a Prefeitura de Guarabira, por meio do Fundo Municipal da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde com o Governo Federal (Ministério da Saúde).

psf-sta-terezinha

A gestão passada realizava a obra de ampliação da unidade, porém, os recursos advindos do Governo Federal eram para reforma. Com isso, a obra foi embargada, além de sofrer interdição do CRM – Conselho Regional de Medicina devido a irregularidades encontradas. Foi quando a gestão atual licitou novamente, desta vez a reforma e a ampliação, onde foram investidos mais de R$ 220 mil, em seguida, regularizou a unidade, conforme normas do CRM e, assim colocou o PSF para funcionar, quando o prefeito Zenóbio entregou a população do Santa Terezinha em 26 de novembro de 2013, dia do aniversário de Guarabira, após ter passado cerca de um ano fechado.

DSC01816Durante a sua fala Zenóbio ressaltou acerca dos avanços obtidos na saúde de Guarabira em menos de um ano e nove meses de gestão e, voltou a assegurar ainda da construção de uma central de imagem às margens do Canal do Juá, bem como da construção de um centro de especialidades para a mulher e a criança; ele ainda lembrou-se das ações que estão sendo investidas na policlínica que irá passar por uma importante ampliação em sua estrutura física e, também no Centro Neurofuncional Maria Moura que passará e se chamar Centro Especializado em Reabilitação (CER) onde vai atender pessoas com deficiências visuais e mentais, além dos tratamentos voltados para os deficientes físicos.

– Com certeza, a nossa intenção e de oferecer uma saúde cada vez mais à altura da população do nosso município – disse o prefeito.

Bem prestigiada, inclusive pelos usuários e profissionais da unidade de saúde, também se fizeram presentes á solenidade, o vice-prefeito Zé do Empenho, os vereadores Lula das Molas e Marcos de Enoque, os secretários Wellington Oliveira (Saúde) e Toni Alves (Administração e RH), Dra. Fernanda Macedo (coordenadora de Atenção Básica em Saúde), Dr. Renato Toscano (diretor do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas do Município), Dra. Xênia Zamara (médica da  UBS), e professor Percinaldo Toscano (diretor do CEDOC – Centro de Documentação).

DSC01817O quadro de profissionais que atendem na referida unidade compõe-se de: uma médica – Dra. Xênia Zamara; uma enfermeira-chefe – Karine Domingos; 02 (dois) técnicos de enfermagem – Joelma e Geane; uma dentista – Dra. Ana Débora; uma auxiliar de dentista – Marcely; uma recepcionista – Moácia Cavalcanti; e 10 (dez) Agentes Comunitários de Saúde – Willians, Gilmar Candóia, Elma, Rogério, Eloiza, Claudenise, Joab, Sandra e Graciele.

Além da UBS do Bairro Santa Terezinha, a atual administração municipal já entregou totalmente reformados e ampliados, os postos do Distrito de Cachoeira dos Guedes e da comunidade de Contendas. Ao todo estão sendo investidos mais de R$ 700 mil em reformas e ampliações de UBS. Ainda estão sendo restauradas as estruturas das unidades dos bairros Primavera, Alto da Boa Vista, Conjunto Clóvis Bezerra. E, ainda, também há obras de ampliação nos postos de saúde nas comunidades rurais do Carrasco, Maciel, e na Vila Padre Cícero; Conforme o prefeito Zenóbio, Tananduba e Passagem, também serão contempladas.

Clique aqui e confira a íntegra do álbum de fotos da solenidade

DSC01778DSC01779DSC01831DSC01823