Zenóbio organiza comitiva de prefeitos que integram o Consires, e conhecem aterro sanitário de Campina Grande

Organizado pelo prefeito Zenóbio Toscano, uma comitiva de prefeitos que integram o Consires – Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, que é formado por gestores municipais do Brejo paraibano – estiveram conhecendo na manhã dessa sexta-feira (11/8), o aterro sanitário de Campina Grande. Na oportunidade, os mesmos foram recebidos na Rainha da Borborema pelo prefeito da cidade, Romero Rodrigues e a sua equipe.

O projeto do aterro sanitário campinense serve de modelo para outras regiões, pois, além de atualmente contar com a adesão de sete municípios, em forma de consórcio, tem a Prefeitura de Campina como responsável, funcionando através de uma PPP – Parceria Público-Privada. O mesmo fica localizado próximo ao Distrito de Catolé de Dona Inês, na zona rural de Campina; sendo administrado de acordo com as leis ambientais em vigor, e dispondo de uma célula que suporta a carga de lixo durante todo um ano.

Os municípios que integram o referido consórcio, além de Campina Grande, são Boa Vista, Lagoa Seca, Puxinanã, Montadas, Santa Cecília, Gado Bravo e Barra de Santana; com Matinhas e Alagoa Nova se preparando, de igual modo, para a aderir ao projeto.

– Por atender às novas exigências ambientais, o aterro sanitário de Campina Grande está servindo de modelo para outros municípios brasileiros. Nesta sexta-feira, tivemos a oportunidade de apresentar a nossa experiência na coleta, destinação e gestão de resíduos sólidos para diversos prefeitos do brejo paraibano – escreveu Romero em sua conta no Facebook, após receber os colegas prefeitos do Brejo.

Além de Zenóbio Toscano, estiveram na comitiva, os prefeitos Melquiades Nascimento (Mulungu), Mônica Mendes (Pilõezinhos), Jeová José (Alagoinha), Kaiser Rocha (Solânea), José Francisco (Areia), Gilene (Borborema), e ainda o secretário Antônio Marcos, que representou o prefeito Didil, da cidade de Pirpirituba.