Símbolos Oficiais

BRASÃO MUNICIPAL

“Escudo de vermelho, seis costas de prata postas três de cada lado, firmadas nos flancos, mantel de negro, carregado com um facho de prata aceso do mesmo, encimado por uma estrela de seis raios nimbada de seis raios resplendores, tudo de prata; Insígnia – coroa mural de quadro torres, de prata, que é de cidade-sede de munícipio. Lema – “LVMINE GRATIAE TVAE” (Com a Luz da Tua Graça), letras de prata sobre listel vermelho. (Texto da Lei nº 57/1976)


BANDEIRA MUNICIPAL 

As cores da bandeira do Município de Guarabira identifica-se com os matizes da bandeira do Estado da Paraíba e a estrela nimbada retrata a devoção a Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade, que "com a luz da sua graça, deu à comunidade os melhores caminhos, como bem anuncia o lema do brasão de armas". As costas de prata sobre o campo vermelho são atributos da Família Costa e aludem a José Gonçalves da Costa Beiriz, fundador da cidade. No mantel de negro, o facho - símbolo da insurreição, representa a reação patriótica de 1822, quando os munícipes se sublevaram contra o juramento por D. João VI, da Constituição Portuguesa. (Texto da Lei nº 57/1976)

 

Prefeitura de Guarabira (PB)
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.