Guarabira consolida descentralização da Farmácia Básica; usuários aprovam

Publicado em 26/06/2023 às 15:06

A descentralização e distribuição de medicamentos gratuitos é uma realidade em Guarabira.

A UBS do Mutirão foi a primeira contemplada e a população passou a acessar a política municipal de descentralização da Farmácia Básica.

“A descentralização da Farmácia Básica é uma grande conquista para a população, uma vez que facilita o acesso a medicamentos e atendimento especializado, além da presença da farmacêutica, explicou a secretária de saúde Harlanne Herculano.

Essa mudança, implantada em fevereiro deste ano, facilitou a vida da população trazendo controle e conforto, inclusive para os diabéticos que fazem uso de insulina.

Segundo Harlanne, além dos medicamentos básicos os usuários acessam também os psicotrópicos e os antibióticos. O serviço tem o objetivo da favorecer a promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, sendo o medicamento seu principal instrumento de trabalho, e a garantia de seu acesso e uso racional os focos de sua atuação.

A medida foi aprovada pelos usuários da UBS do Mutirão e deve ser estendida para outras unidades.