Notícia

140 ANOS DA FERROVIA: Obras de revitalização da Estação seguem em ritmo acelerado

Publicado em 04/06/2024 às 11:32

A Prefeitura de Guarabira vem realizando a revitalização do antigo prédio da Estação Ferroviária de Guarabira, inaugurada em 4 de junho de 1884 marcou a consolidação da então companhia The Conde D'Eu Railway Company Limited em expandir sua linha em direção ao interior da então Província de Parahyba do Norte, tornando o munícipio um importante centro polarizador e econômico da região do Brejo Paraibano. Segundo os historiadores, foi um dia de comemorações por parte da população local, que enfim, estava ligada por via férrea, Independência até a Capital da Província, Parahyba. Esta ligação facilitaria aos comerciantes locais exportarem seus produtos dos mais variados tipos, dentre eles, o café, que na época era muito abundante no Brejo Paraibano, algodão, fumo, entre outros.

Para comemorar os 140 anos da Estação, a Prefeitura, através das Secretarias de Infraestrutura e de Cultura e Turismo segue, em ritmo acelerado, as obras de restauração da Estação Ferroviária, onde será implementada a nova sede da SECULT (Secretaria de Cultura e Turismo) e o museu da ferrovia, além da reconstrução da ponte que fica por trás da  mesma, chamada de ‘ponte de tábua’ – equipamentos estes, ambos situados no Bairro Esplanada. Também estão juntos ao programa de revitalização a Secretaria de Meio Ambiente - SUMASA, unindo os cuidados com o paisagismo à preocupação com o patrimônio histórico e turístico.

A SECULT espera reinaugurar o Festival de Arte Naif no próximo mês de julho, integrando-se à celebração dos 140 anos da Estação Ferroviária. 





Fontes: História da Ferrovia Paraibana 
Prefeitura de Guarabira (PB)
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.