A Prefeitura de Guarabira publicou decreto que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira, dia 29 de junho. A medida leva em consideração fatores culturais, administrativos e econômicos que justificam a suspensão das atividades em órgãos da administração municipal.
De acordo com o decreto, a decisão ocorre em razão do avanço da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2026, evento que tradicionalmente mobiliza a população brasileira e desperta grande interesse popular para o acompanhamento das partidas.
Outro fator considerado pela gestão municipal é a realização das festividades do Dia de São Pedro, no Bairro do Nordeste. Embora a data não seja considerada feriado municipal, o evento consolidou-se nos últimos anos como uma das maiores manifestações culturais e artísticas da região, atraindo grande participação popular.
Mesmo com a suspensão das atividades em parte da estrutura administrativa, a Prefeitura garantirá o funcionamento dos serviços considerados essenciais à população. Permanecerão em atividade os serviços de coleta de lixo, limpeza pública, fiscalização de trânsito, transporte de ambulâncias e de pacientes previamente agendados pela Secretaria Municipal de Saúde, além das ações desenvolvidas pelo Conselho Tutelar, programas da Assistência Social e demais serviços indispensáveis.
A gestão municipal reforça que a medida está amparada na legislação vigente e integra as competências do Poder Executivo para organizar o funcionamento dos serviços públicos sob sua responsabilidade, assegurando o atendimento das demandas essenciais da população e a continuidade dos serviços de interesse coletivo.