Notícia

Prefeitura realiza ações de Matriciamento em Saúde Mental com equipes das UBS

Publicado em 21/01/2026 às 13:55 201 Visualizações

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Saúde está realizando, ao longo desta semana, ações de Matriciamento em Saúde Mental com todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde, reforçando o cuidado integral e o fortalecimento da rede de atenção à saúde no município. A iniciativa integra a programação do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental e do cuidado emocional.

O matriciamento é uma estratégia do SUS que promove a produção de saúde de forma colaborativa e compartilhada, por meio do apoio de equipes especializadas às equipes da Atenção Primária. A ação acontece com a participação das equipes dos CAPS AD e CAPS II, possibilitando a troca de saberes, a discussão de casos complexos, a educação permanente dos profissionais e a construção de propostas de intervenção pedagógico-terapêuticas, ampliando a capacidade de cuidado e evitando a fragmentação do atendimento.

Durante os encontros, estão sendo abordados o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial, os fluxos de atendimento em saúde mental e a forma correta de encaminhamento dos pacientes. A Atenção Primária exerce um papel fundamental nesse processo, sendo a principal porta de entrada do SUS, responsável pelo acolhimento inicial, acompanhamento contínuo e pelo encaminhamento adequado aos CAPS quando identificado o perfil de atendimento especializado.

O Janeiro Branco reforça a necessidade de falar sobre saúde mental, promover escuta, acolhimento e orientação, além de fortalecer os serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial. A ação busca sensibilizar e capacitar os profissionais para reconhecer sinais de sofrimento psíquico, garantindo um cuidado mais humanizado e resolutivo para a população.

A coordenadora de Atenção Primária, Ana Emília Cassiano, destacou que o matriciamento será uma prática contínua da Secretaria de Saúde.

“Essa é uma ação que será realizada todos os meses, com diversas temáticas, com o objetivo de aproximar ainda mais as Unidades Básicas, fortalecer o trabalho em equipe e qualificar o cuidado ofertado à população. O matriciamento permite que a Atenção Primária esteja cada vez mais preparada para acolher, orientar e encaminhar corretamente os pacientes, fortalecendo o trabalho em rede com os CAPS”, afirmou.

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.