Prefeitura realiza cerimônia de diplomação de cursos do ‘Saúde Com Agente’ para ACS e ACE

Publicado em 23/12/2023 às 13:27

Realizada pela Prefeitura de Guarabira através da sua Secretaria de Saúde, aconteceu na noite dessa sexta-feira, 22/12, a Cerimônia de Diplomação dos ACSs e ACEs de Guarabira, que concluíram os Cursos do Projeto Saúde Com Agente: ‘Técnico em Agente Comunitário de Saúde’ e ‘Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase nas Endemias’.

A solenidade foi realizada no salão de eventos do France Hotel, com a presença das turmas de diplomados e seus preceptores. O prefeito Marcus Diogo esteve presente e fez parte da mesa principal ao lado da secretária Harlanne Herculano, dos coordenadores Antônio Sivaldo (Vigilância Ambiental) e Rayanne Souza (Atenção Primária à Saúde) e os preceptores. O cerimonial foi conduzido pelo facilitador Eduardo Guimarães.

O chefe do executivo e a secretária de saúde durante suas falas parabenizaram os novos técnicos em saúde, disseram esperar que os mesmos façam bom uso do importante aprendizado, pois quem ganha é a comunidade local. Sendo uma das marcas da atual gestão, não medir esforços quando o assunto é capacitação de servidores municipais.

Após a diplomação a gestão serviu um jantar, no mesmo local, para os diplomados e seus convidados.

SAÚDE COM AGENTE

O Projeto Saúde com Agente é uma parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e Conasems para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Instituído pela Portaria Nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020, o projeto visa formar ACS e ACE, teórica e tecnicamente, habilitando-os a atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos e, aperfeiçoar os processos de trabalho direcionando-os pelos indicadores de saúde integrado a vigilância em saúde.