Processo de reformulação do Plano Diretor Municipal avança após ouvir as comunidades

Publicado em 11/12/2023 às 16:45

A etapas da reformulação do Plano Diretor Municipal continuam a todo vapor! Recentemente foi encerrado o ciclo de discussões e participação cidadã com a conclusão da nona e última oficina comunitária. Ao longo das últimas semanas, o processo envolveu toda a comunidade guarabirense, percorrendo não apenas a zona urbana, mas também se estendendo aos Distritos e às comunidades rurais.

As oficinas na zona rural, realizadas nos ginásios e escolas locais, proporcionaram um ambiente propício para que os moradores expressassem suas preocupações e aspirações específicas. O processo representou, não apenas uma oportunidade para debates, mas também uma jornada de construção coletiva, que contou com a presença ativa de moradores engajados em moldar o futuro de suas comunidades.

O encerramento na Câmara Municipal, que sediou a última oficina voltada para o Centro e Santa Terezinha, marcou não apenas o término de uma fase intensiva de interação, que deverá continuar nos próximos estágios do processo. O diálogo aberto entre os participantes, apoiado pela Prefeitura Municipal e pela consultoria da Eixo Soluções, resultou em contribuições valiosas que agora serão cuidadosamente analisadas pelas equipes técnicas.

O objetivo principal dessas oficinas foi fazer a leitura da "cidade que temos" e criar um diagnóstico abrangente, que capturasse as diversas nuances e necessidades da cidade pelo o olhar de quem vive o cotidiano nos territórios. Ao longo desses encontros, os cidadãos se dividiram em grupos temáticos, utilizando mapas e outras ferramentas para destacar pontos positivos e áreas de melhoria em suas regiões específicas.

Os próximos passos incluem a análise detalhada de todas as contribuições, seguida de uma apresentação à sociedade em uma audiência pública. Este é um momento fundamental para consolidar as ideias discutidas que serão base para a definição de diretrizes do Plano Diretor Municipal.

Para mais informações, acesso à documentação do processo de revisão do Plano Diretor Municipal e contribuição nas próximas etapas acesse a página oficial do Plano em www.pdguarabira.com.br. O engajamento da comunidade é vital para o sucesso contínuo desse processo, que visa transformar as necessidades locais em realidade.