Notícia

Guarabira sedia a 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Publicado em 01/10/2025 às 17:15 54 Visualizações

A prefeita de Guarabira, Léa Toscano, participou, nesta quarta-feira (1), da 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizado na Câmara Municipal de Guarabira. Do evento ainda participaram das discussões o secretário de Agropecuária e Pesca, Marcelo Bandeira, e o secretário de Planejamento, Dayvid Carneiro.

A conferência é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. O processo de construção das propostas é feito garantindo a participação de diversos segmentos da sociedade, como movimentos sociais, organizações de agricultores e representantes do governo.

As discussões estão organizadas em eixos temáticos como a agricultura familiar e mudanças climáticas, reforma agrária, agroecologia e produção sustentável, cidadania e direitos no campo, e governança das políticas públicas. Ainda são discutidas a autonomia das mulheres rurais, a emancipação da juventude do campo e a valorização dos povos e comunidades tradicionais.

Para o secretário da Agropecuária e Pesca, Marcelo Bandeira, a conferência representa uma oportunidade de garantir que as vozes do campo sejam ouvidas e consideradas no planejamento de políticas públicas. “Sem dúvidas é um espaço democrático, onde a gente consegue apresentar a realidade do nosso município e dialogar com outras regiões em busca de soluções concretas. Essa troca de experiências, de vivências é fundamental para o fortalecimento do meio rural”, destacou.

Ao final, foi elaborado um relatório com as propostas aprovadas, que servirá de base para a formulação das políticas públicas do MDA nos próximos anos. Entre os resultados esperados estão o fortalecimento da agricultura familiar, a promoção da agroecologia, a melhoria das políticas de acesso à terra, a adaptação do homem às mudanças climáticas e o aumento na participação social e democrática no campo.

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.